Passeios inesquecíveis: conheça as Prainhas do Pontal do Atalaia

Pontal do Atalaia é um dos visuais mais incríveis de Arraial do Cabo | Foto: Eno Medeiros / Flickr

Pontal do Atalaia é um dos visuais mais incríveis de Arraial do Cabo | Foto: Eno Medeiros / Flickr

Já imaginou estar em lugares paradisíacos, com praias belíssimas, que mais parecem cenário de cinema? Se você gostaria de visitar um local assim, sem precisar ir muito longe e gastando pouco, precisa conhecer as Prainhas do Pontal do Atalaia, que são especiais para um passeio com quem você mais ama.

O Morro do Pontal do Atalaia fica localizado no Arraial do Cabo e diariamente atrai turistas de todas as partes. Com águas calmas e areia branca, a paisagem é de tirar o fôlego (e muitas fotos). Se você ainda não conhece esse pedaço do paraíso, continue lendo este artigo, pois separamos as principais informações e dicas para curtir as Prainhas ao máximo.

Sobre as Prainhas do Pontal do Atalaia

São duas praias pequenas que se tornam uma só quando a maré baixa. Com águas tranquilas, cristalinas e de temperatura agradável, o local pode ser facilmente comparado às praias do Caribe. Quem fala bastante das belezas da paisagem não está exagerando, basta uma rápida pesquisa de imagens. Além disso, as Prainhas foram escolhidas pelo Prêmio Travellers Choice da Tripadvisor como a 3ª praia mais bonita do Brasil.

Um dos atrativos das Prainhas é a faixa de areia branca que contrasta com o verde ou azul da água do mar, deixando a paisagem ainda mais bela. Os banhistas ainda podem aproveitar a área arborizada para fazer piqueniques e conversar sob as árvores. Outro ponto que não deve ser esquecido é a Gruta do Amor que, além de linda, há uma lenda sobre ser um lugar mágico.

Como chegar nas Prainhas

É possível chegar nas Prainhas de carro ou de barco. Para quem vai de carro, o principal acesso é o Pontal do Atalaia. Os carros não chegam até lá, pois o trajeto final é em uma estrada de terra próxima ao local. É importante lembrar que em algumas épocas do ano, principalmente em alta temporada, a prefeitura cobra uma taxa dos veículos no Pontal do Cabo.

Depois que estacionam na estrada, os turistas devem atravessar uma escada que foi construída especialmente para dar acesso às prainhas. São 250 degraus para descer, mas a vista do caminho vale a pena.

Quem quer ir de barco, o ponto de partida é a Praia dos Anjos. Lá, existem os barcos táxi que fazem o trajeto de ida e volta, com preços e horários negociáveis. Há também um trajeto até a Praia do Farol, que faz uma pausa de alguns minutos nas Prainhas, então dá para aproveitar também.

Se você é do tipo que gosta de trilhas, é possível chegar lá a pé. O trajeto leva mais ou menos uma hora e tem início próximo ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). A trilha é uma ótima maneira de se exercitar e apreciar as belezas do local.

Agora que você já sabe como funciona e as formas de chegar nas Prainhas do Pontal do Atalaia, não perca tempo e vá visitar esse local paradisíaco. Se você já foi lá, compartilhe sua história e percepção nos comentários.

Deixe um Comentário