Descubra melhores pontos para mergulhar em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é especial por diversos motivos, mas, para mergulhadores e interessados no assunto, a cidade é ainda mais importante. Considerada uma das três melhores áreas para a prática de mergulho no país, Arraial tem opções para os profissionais experientes e para os visitantes que desejam se aventurar em águas um pouco mais profundas. Não é sem motivo que Arraial do Cabo é considerada a Capital Nacional do Mergulho!
A cidade da Região dos Lagos fica a 140 km do Rio de Janeiro e tem como principal atividade econômica a pesca, além do turismo. A região possui uma intensa vida marinha e a temperatura da água nas praias varia entre 15ºC e 22ºC. Há diversas operadoras de mergulho em Arraial e existem os mais variados cursos, entre eles o programa de iniciação, chamado de batismo, no qual você pode mergulhar acompanhado de um instrutor treinado.
Ressurgência
Existe uma razão bem específica para que os mares de Arraial sejam favoráveis ao mergulho. Na região, é possível observar um fenômeno oceanográfico chamado ressurgência. Este fenômeno raro consiste na subida de águas ricas em nutrientes para camadas superficiais do oceano, o que favorece a riqueza de nutrientes na parte de cima do mar.
Logo, há vida marinha abundante (ponto positivo também para a pesca) e uma ambientação perfeita para a prática do mergulho. É possível afirmar que Arraial do Cabo é uma das três melhores áreas do país para os mergulhadores, sejam eles novatos ou experientes, ao lado de Abrolhos e Fernando de Noronha.
Geralmente, os iniciantes são levados para seus primeiros mergulhos em lugares mais perto do continente, como a Ilha dos Porcos, que fica em frente à Praia do Forno. A profundidade no local vai de 13 a 28 metros. Já os mais experientes costumam mergulhar na Enseada das Pedras, que tem grandes fendas e uma vida marinha ainda mais intensa (é possível ver até uma baleia jubarte de passagem).
Segue abaixo a lista dos melhores pontos de mergulho de Arraial (com informações da Secretaria de Turismo da cidade):
Arraial do Cabo capital nacional do mergulho

Foto: Secretaria de Turismo de Arraial

 

Fortaleza, Flutuante, Ponta D´Água e Gato: regiões ótimas para a prática de iniciação no mergulho, os cursos no nível “open water”. Os locais possuem proteções naturais e profundidade que varia entre 5 e 10 metros (considerada baixa).
Saco do Cherne: Pertinho da Praia do Forno (uma das mais bonitas da cidade), o local oferece uma grande área de mergulho em formato de ferradura. É um ponto de excelente visibilidade, possível de se enxergar a vida marinha. Também é bom para mergulhadores iniciantes e com habilidades básicas. A profundidade varia entre 6 e 10 metros.
Ponta Leste, Abobrinha, Escadinha e Saco do Anequim: são considerados os melhores pontos para visualizar lagostas e tartarugas. Os mergulhos nessas regiões são mais avançados e pedem um pouco mais de experiência do que os lugares antes citados. A profundidade nesse caso varia entre 12 e 35 metros.
Dona Paula: localizado em frente à Praia Grande e perto da Ilha dos Franceses, esse é considerado um ótimo ponto de mergulho. A Secretaria de Turismo faz somente uma advertência: é preciso verificar a temperatura da água antes. Em tempos de ressurgência em nível acentuado, as águas podem chegar a quase congelantes 9º C. A profundidade aqui varia entre 5 e 15 metros.
arraial do cabo praias

Foto: Reprodução

Outros pontos são: Harlingen, Gruta da Camarinha, Enseada de Maramutá, Pedra Vermelha, Cardeiro, Ilha dos Porcos (lado de dentro), Ilha dos Porcos (lado norte), Ponta da Jararaca, e muito mais!
Já pensou em ter um imóvel em Arraial do Cabo só seu para poder curtir esse paraíso e ainda poder ter uma renda extra? Acesse agora mesmo o site da Construtora Volendam e confira os imóveis disponíveis na Região dos Lagos!

Leave a Comment