Descubra 10 motivos para se apaixonar pela Região dos Lagos

A Região dos Lagos tem virtudes que encantam a turistas do mundo inteiro. É um bom destino para quem pretende relaxar na praia, para quem gosta de esportes aquáticos, para quem quer uma boa pescaria… imagina morar pertinho de tudo isso? Os municípios que integram a região são: Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Maricá, Rio das Ostras, Macaé, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Quissamã e Carapebus. Vamos conferir então 10 motivos que deixam qualquer um apaixonada pela Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Região dos Lagos RJ

Saiba mais sobre a Região dos Lagos do Rio de Janeiro e seus encantos | Fotos: Reprodução Internet

“Reino” das águas claras

Muitas das praias da região têm as águas clarinhas, especialmente em Arraial do Cabo. A região sempre nos presenteia com fotos impressionantes e é uma delícia dar aquele mergulho no mar transparente. Inclusive, Arraial é considerada a capital nacional do mergulho. A cidade fica a 140 km do Rio de Janeiro e tem como principal atividade econômica a pesca, além do turismo. A região possui uma intensa vida marinha e a temperatura da água nas praias varia entre 15ºC e 22ºC.

Há diversas operadoras de mergulho em Arraial e existem os mais variados cursos, entre eles o programa de iniciação, chamado de batismo, no qual você pode mergulhar acompanhado de um instrutor treinado. Existe uma razão bem específica para que os mares de Arraial sejam favoráveis ao mergulho. Na região, é possível observar um fenômeno oceanográfico chamado ressurgência. Este fenômeno raro consiste na subida de águas ricas em nutrientes para camadas superficiais do oceano, o que favorece a riqueza de nutrientes na parte de cima do mar.

Logo, há vida marinha abundante (ponto positivo também para a pesca) e uma ambientação perfeita para a prática do mergulho. É possível afirmar que Arraial do Cabo é uma das três melhores áreas do país para os mergulhadores, sejam eles novatos ou experientes, ao lado de Abrolhos e Fernando de Noronha.

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma das regiões mais propícias à realização de mergulho do país | Foto: Rodrigo Accurcio / Flickr

Badalação para os animados

Em alguns dos municípios, como Búzios e Cabo Frio, as opções para curtir seja durante o dia ou à noite são diversas. Búzios tem uma das ruas mais famosas do Rio de Janeiro quando se trata de comprinhas e gastronomia: a Rua das Pedras. Além dos diversos itens do patrimônio histórico-cultural da região. Destaque especial para a vida noturna em Armação dos Búzios, com suas boates e público jovem. Arraial do Cabo também tem uma estrutura muito completa de restaurantes e estabelecimentos para todos os gostos sendo um destino muito procurado por famílias.

Calmaria para os caseiros

A maior parte dos municípios tem alguns dias com maior contingente de pessoas, geralmente feriados e período de férias escolares, mas ainda assim é possível encontrar calmaria em praticamente todas as cidades na maior parte do ano. Se formos comparar com o Rio de Janeiro e a Região Metropolitana, por exemplo, o ritmo das cidades da região é bem mais cadenciado. Tanto que é possível identificar dentre os interessados por imóveis na região um percentual significativo de aposentados. Essas pessoas querem manter a estrutura urbana que tiveram durante toda a vida, mas, ao mesmo tempo, escapar do ritmo frenético das capitais.

Boa relação custo de vida / qualidade de vida

Mais uma vez, ao compararmos a Região dos Lagos com a cidade do Rio de Janeiro (que abriga os quatro bairros mais caros para se morar no Brasil) e a Região Metropolitana do Rio, a vantagem de cidades como Arraial do Cabo é imensa. Seja para aluguel, compra de imóveis, restaurantes, aquela cervejinha… viver nessa região oferece vantagens de um lugar paradisíaco com um custo bem razoável.

Potencial para investimentos

A região tem forte potencial de crescimento, visto que, além das vantagens que estamos apontando, existem projetos cujo objetivo é buscar o investimento de países europeus. Uma reunião realizada em meados de 2018 apontou caminhos que visam à implantação de um condomínio industrial, a criação de uma lei que dita as características das parcerias público-privadas e a revisão do plano diretor do município. De acordo com os representantes políticos municipais, esse tipo de medida cria um cenário cada vez mais atraente do ponto de vista do capital.

Você tem a possibilidade de investir também em uma região promissora com a melhor construtora da região dos lagos, a Volendam! Acesse o nosso site e confira nossos imóveis disponíveis.

Caminhadas, trilhas… natureza rica

Estar perto da natureza é bom para a saúde. Seja porque respira-se um ar mais puro, seja porque a prática de exercícios ao ar livre é mais acessível, entre outros fatores diversos. Existem lugares para fazer trilhas, caminhadas, rafting… além da clara vocação para o turismo ecológico. Há muita vida na Região dos Lagos.

Motivo 7

Azeda e Azedinha

Duas das praias mais bonitas do Brasil: Azeda e Azedinha, em Armação dos Búzios | Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Motivo 8

Cabo Frio

Pôr do sol em Cabo Frio | Foto: João André O. Dias / Flickr

Motivo 9

Pôr do sol na Orla Bardot em Búzios

Pôr do sol na Orla Bardot, em Búzios | Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Motivo 10

Praia do Forno

Esse é um dos ângulos mais famosos entre as paisagens do Rio de Janeiro: Praia do Forno em todo seu esplendor | Foto: Leonardo Shinagawa / Flickr

Leave a Comment